Dr. Felippe Cardozo (BCM Advogados), especialista em Direito Imobiliário, tira dúvidas dos leitores do Correio da Bahia todos os domingos no Caderno de Imóveis. Confira a edição desse fim de semana (14/08/2011).
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Oriento você, contudo, a, em qualquer hipótese, jamais proceder ao famigerado “contrato de gaveta”, uma vez que esta prática pode ter efeitos devastadores na sua vida e na vida do comprador.
Por fim, o que a senhora deve fazer é procurar um advogado de sua confiança, para que o mesmo analise o seu contrato e possa lhe indicar a melhor solução para o caso.
3) Gostaria que o senhor me explicasse como posso administrar o dinheiro das férias e 13º dos funcionários. Posso dividir em 12 parcelas no valor do condomínio ou preciso deixar claro que é uma cota extra nesses a cada mês para esse tipo de pagamento? Ou só posso cobrar em uma parcela? Antonio
Na realidade, Antônio, a princípio a despesa com pessoal, e isto inclui o 13º salário, é despesa de caráter ordinária. Ou seja, na prática, no planejamento financeiro do condomínio já deveria constar não só as despesas com salários, vale alimentação, vale transporte dos funcionários, como também despesas com 13º salário, férias e outras porventura existentes, a serem embutidas e cobradas nas taxas condominiais mensais.
Contudo, como se sabe, por razões como inadimplência e outras que fogem ao controle do condomínio, as contas nem sempre fecham e o síndico se vê, no final do ano, na situação de ter que instituir taxa extraordinária para fazer frente a estas despesas.
O planejamento financeiro do condomínio é importantíssimo para que a gestão possa obter êxito. Se as previsões de arrecadação e de despesas não forem realistas, o condomínio pode se ver nesta incomoda situação. Assim, é importante que se destaque que, por seu caráter ordinário, deve-se evitar a criação de taxa extraordinária para pagamento de 13º salário dos funcionários do condomínio, mas que a sua instituição, de igual sorte, não acarrete nenhuma nulidade ou ilegalidade. Trata-se somente de uma questão de gestão.
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